Estimulando a produtividade e eliminando as distrações

Olá! Voltamos com mais uma tradução de publicação do blog. Esta é a vez da publicação semanal Boosting productivity and removing distractions. Espero que gostem!

productivity-

Geralmente,  passamos entre 8 a 10 horas por o dia (ou às vezes ainda mais do que isso) na frente do computador. Entretanto, é bastante difícil e requer muito esforço e disciplina permanecer focado e não verificar os e-mails a cada 5 minutos (ou menos!), ler o que seus amigos/colegas estão postando no Twitter, ver o que as pessoas estão postando no Facebook, ler aquele (enorme) gráfico informativo sobre produtividade (que irônico!) no Google+, ver quem visualizou o seu perfil no LinkedIn, bater papo no Skype com amigos sobre as aventuras do final de semana, pesquisar no Pinterest para encontrar algo interessante, assistir ao novo vídeo da Beyoncé no YouTube, ver quem comentou no seu blog. Ufa! Quantas distrações! A lista continua. Além de distrair e de não permitir que você se concentre no seu trabalho, esses são desperdiçadores de tempo perigosos se você não tiver cuidado. 

Bem, se você for um daqueles viciados que tem dificuldade em manter-se longe das distrações on-line, é melhor pegar pesado. 

StayFocusd é uma extensão do navegador Google Chrome que limita o tempo gasto em sites que, conforme predeterminado, fazem com que você desperdice seu tempo. Defina o tempo máximo diário que você se permite ficar em cada site e, decorrido o tempo, não terá permissão para acessar nenhum desses sites pelo restante do dia. 

É cientificamente provado que nosso cérebro permanece atento somente durante um período limitado (e com uma quantidade de informações limitada). Para evitar a sobrecarga dos nossos cérebros com informações ou com o  trabalho incessante por longas horas, é aconselhável dividir o tempo em partes produtivas e partes de descanso. Você pode, por exemplo, trabalhar ativamente durante 25 minutos sabendo que terá 5 minutos de descanso para fazer o que preferir.

Afinal de contas, recompensar a si próprio também é importante. 

O Strict Workflow é uma extensão do Google Chrome semelhante ao Pomodoro Technique, mas, como o próprio nome diz, mais rígido. Ele obriga você a trabalhar por 25 minutos seguidos, bloqueando uma lista de websites predeterminados. Passado esse período, você terá acesso aos websites bloqueados por 5 minutos. Pode repetir o procedimento, conforme necessário, e mudar a duração do controlador de tempo. 

Agora, se você quiser ter uma melhor ideia do tempo gasto efetivamente trabalhando e do tempo gasto nas mídias sociais, o software Visual TimeAnalyzer monitora todo o uso do seu computador (tempo de trabalho, pausas, uso da internet, etc.) e fornece relatórios detalhados de toda a sua atividade. Você pode descobrir quanto tempo gasta no Facebook, trabalhando em projetos ou até nos devaneios! 

Se você precisa apenas se concentrar em escrever um texto para o seu blog, preparar a sua próxima apresentação ou escrever um livro, o Ommwriter é um aplicativo gratuito de edição de texto para Mac (CreaWriter para Windows) que funciona em tela cheia. Você pode mudar o tipo e o tamanho das letras, além da imagem de fundo. Aproveite um ambiente calmo e sem distrações para se concentrar em escrever e nada mais. 

Boa sorte e mantenha-se produtivo! 

Você conhece outra ferramenta que ajude a manter a produtividade e a remover as distrações? Não deixe de compartilhar as suas opiniões conosco.

Translator’s bio
Esther PicEsther Dodo é paulistana, formada em Administração de Empresas, tradutora freelancer e, atualmente, está prestes a obter certificação como tradutora no par inglês-português na New York University (NYU). Reside nos EUA desde 2001. Entre em contato com ela pelo LinkedIn e pelo Facebook.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s