Olá, queridos leitores! Como passaram o fim de semana? Empolgados nesta segunda-feira?
Hoje lançaremos a série de traduções de publicações do blog! 😀 A primeira publicação traduzida será do inglês para o português do texto Not getting enough sleep? Be aware! Espero que gostem!
Normalmente, recomenda-se que as pessoas durmam de sete a oito horas por dia. Algumas pessoas podem precisar de mais ou até menos horas que isso. Entretanto, é muito comum encontrar tradutores trabalhando até tarde da noite ou mesmo a noite toda, sem conseguir dormir nada. Já passei por isso e posso afirmar que não é bom para a nossa saúde. Hoje em dia, preciso de oito a nove horas de sono por noite para trabalhar adequadamente no dia seguinte. No entanto, sei que sou uma exceção. Foi por isso que decidi falar sobre um tópico tão comum entre os tradutores: a privação do sono.
Privação do sono é a condição de não dormir o suficiente.
A vermelhidão dos olhos é apenas uma das consequências que você pode apresentar quando não dorme o bastante. E as consequências podem se tornar sérias a ponto de até mesmo modificar os seus genes! A privação do sono pode aumentar…
- o risco de derrame cerebral
- o risco de obesidade
- o risco de diabetes
- o risco de alguns cânceres
- o risco de doenças do coração
- o risco de morte
- os riscos de se ter um acidente
- a probabilidade de pegar um resfriado
- os níveis de ansiedade
- os níveis de depressão
- o risco de hipertensão
Ela também pode:
- estimular a perda de memória
- causar danos aos ossos
- diminuir a produção de espermatozóides
- prejudicar o seu coração
- debilitar o reconhecimento
- diminuir a sua expectativa de vida
Uma noite sem dormir fará com que você se sinta cansado e irritado, mas não causará um impacto direto na sua saúde. Diversas noites sem dormir, entretanto, podem afetar a sua saúde geral, e os efeitos mentais tornam-se mais sérios.
Uma boa noite de sono, por outro lado:
- aumenta a imunidade
- ajuda na perda de peso
- aumenta o seu bem-estar mental
- previne o diabetes
Normalmente, as pessoas dizem que não é possível recuperar o sono perdido. No entanto, é possível se recuperar de noites não dormidas e, depois, criar uma rotina saudável de sono que funcione para você. Para você se recuperar de um período de privação de sono, adicione uma ou duas horas de sono por noite. Vá para a cama quando você se sentir cansado e só acorde quando o seu corpo lhe avisar que já é hora. Se acabar sendo 10 horas de sono por noite, não se preocupe. Com o tempo, você saberá a quantidade exata de horas de que precisa por noite.
Você também pode precisar de mais horas de sono do que o normal se estiver grávida, se recuperando de uma doença ou se tiver passado por um esforço físico extremo.
Manter horas regulares de sono ensina o cérebro a se acostumar com a rotina. Isso será muito mais fácil se você for um freelancer, como eu. Organize sua agenda de acordo com suas necessidades. Se os seus prazos de entrega de trabalhos lhe obrigarem a trabalhar até tarde em uma noite, compense na manhã ou na noite seguinte, ou até mesmo presenteie-se com um dia de folga o mais breve possível. Não se esqueça de que uma das vantagens de ser freelancer é organizar as suas próprias horas de trabalho, não somente para trabalhar mais como também para trabalhar menos, quando necessário.
Além de uma boa noite de sono, o relaxamento é também extremamente importante. Eu, por exemplo, não consigo me deitar logo após desligar o computador. Primeiro, preciso relaxar e me preparar para ir para a cama. Se você for como eu, pode:
- tomar um banho quente
- praticar alguns exercícios de relaxamento
- ouvir músicas relaxantes
- ler um livro
O que funciona para mim é deitar no sofá e assistir à TV. Assistir à TV me ajuda a não pensar em nada, esvazia a minha mente e me ajuda a desconectar do trabalho. Você precisa encontrar o que sirva para você.
Uma última dica: não trabalhe no seu quarto. Se você não tiver um cômodo que possa ser chamado de escritório, trabalhe na sala de visitas ou em qualquer outro espaço onde possa acomodar uma mesa.
Você tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Você pode também compartilhar as suas próprias histórias de privação de sono, caso tenha alguma.
Translator’s bio
Esther Dodo é paulistana, formada em Administração de Empresas, tradutora freelancer e, atualmente, está prestes a obter certificação como tradutora no par inglês-português na New York University (NYU). Reside nos EUA desde 2001. Entre em contato com ela pelo LinkedIn e pelo Facebook.